Citações #1

Quem me conhece sabe que sou apaixonada por citações, mas como ninguém aqui me conhece, não sabem. Mas agora sabe, é. Enfim. Eu sou tipo aquela garota que praticamente devora um livro e que, também, por esse motivo, é apaixonada por citações. Na verdade o que me apaixonou por citações, mesmo, foi o tumblr. 

Mas isso tudo aí não vem ao caso. O que vem ao caso é: hoje decidi postar algumas das citações que mais gosto. Umas me descrevem, outras são tocantes; outras são lindos; outras foram inspirados em algo. Uma das citações que foram inspiradas, vocês podem ligar com algo que aconteceu esse ano. Se vocês lembrarem e se tocarem, claro. Ou apenas se lembrem do hino. Enfim. Espero que gostem delas tanto quanto eu. 



"Eu não preciso chorar para mostrar que estou triste. Nem gritar para dizer que sinto dor. Muito menos sorrir para Deus e o mundo para provar que sou feliz. Não preciso aparentar para ser, demonstrar para estar. Meu mundo acontece aqui dentro. E ele não é menor ou maior que o seu: é simplesmente o meu. Ele é meu com todas as letras, ele é meu em cada palavra, com todos os silêncios, com todos os incêndios. Eu ouvi meu choro, eu escutei meu grito, eu senti minha dor e eu gargalhei em paz sem precisar invadir o seu mundo com coisas tão minhas, com coisas tão lindas, com coisas tão findas que se repetem infinitamente: aqui dentro."
Eu me chamo Antônio.

"Eu gosto de observar as estrelas. Elas são o mais próximo que eu posso chegar do céu, e o mais longe que eu posso estar da terra. Acho que Deus as fez para os dias sem esperança, para aquelas pessoas sem um rumo. Sabe o que é legal nelas? Não importa o quanto o céu esteja escuro, elas vão estar sempre ali, elas sempre vão brilhar para alguém do outro lado do mundo. Eu olho para as estrelas, e lembro que em algum lugar por aí, deve haver uma pessoa olhando na mesma direção que eu, e isso é fantástico. Estrelas são um exemplo de humildade, aos nossos olhos tão pequenas, e lá de cima somos tão insignificantes. Não importa quem foi embora, é incrível ver que não importa quanto o tempo passe, um dia desses nós estaremos em lugares diferentes, observando a mesma coisa. Estrelas parecem remédio pra saudade. Eu acredito nas estrelas, poucas pessoas conversam com elas, alguns podem achar patético, mas, eu converso com elas. Além do mais, as estrelas pertencem ao céu, como eu pertenço a você. Se o amor acontece, sem dúvida nenhuma, a culpa é das estrelas."
 Orquestrando.

"Vai chegar um dia - eu disse - em que todos vamos estar mortos. Todos nós. Vai chegar um dia em que não vai sobrar nenhum ser humano sequer para lembrar que alguém já existiu ou que nossa espécie fez qualquer coisa nesse mundo. Não vai sobrar ninguém para se lembrar de Aristóteles ou de Cleópatra, quanto mais de você. Tudo o que fizemos, construímos, escrevemos, pensamos e descobrimos vai ser esquecido e tudo isso aqui - fiz um gesto abrangente - vai ter sido inútil. Pode ser que esse dia chegue logo e pode ser que demore milhões de anos, mas, mesmo que o mundo sobreviva a uma explosão do Sol, não vamos viver para sempre. Houve um tempo antes do surgimento da consciência nos organismos vivos, e vai haver outro depois. E se a inevitabilidade do esquecimento humano preocupa você, sugiro que deixe esse assunto para lá. Deus sabe que é isso o que todo mundo faz."
A culpa é das estrelas.

"Um dia, perguntei para o psiquiatra: sou bipolar? Ele me disse: de bipolar você não tem nada. Você é sincera e tem sentimentos intensos. E me explicou a origem da palavra sincera, que vem do latim e significa “sem cera”. Antigamente, carpinteiros e escultores usavam cera para disfarçar os defeitinhos de esculturas e móveis de madeira. Então, eles lixavam, passavam verniz e tudo ficava aparentemente perfeito e em ordem. O aspecto das peças era magnífico. Com o passar do tempo, do frio, calor e uso, a cera ia se desmanchando e os defeitos iam ganhando vida. Sinceridade é “sem cera”, ou seja, sem máscaras, sem retoques, sem querer ser o que não é. Achei bonita a explicação dele. E triste. Dói ser “sem cera”."
 Clarissa Corrêa.

"O poeta não chora. O poeta ora, derrama lágrimas em letras, tristezas em versos, lamúrias em árias, vertentes de águas em palavras de mágoa… O poeta não chora, soluça em hiatos e ditongos, seus prantos são cantos, sua dor estribilhos, prismas de sílabas e irmas. O poeta mente, sente o que não consente, descontente em sentimentos, mas contente em seus lamentos. O poeta é um falsário, não disfarça a sua dor, mas fala em tom de farsa. O poeta comove, e se revela quando se esconde. O poeta ora, o leitor é quem chora."
 Cinzentos.

"E conta a história filho, que há muito tempo atrás o gigante acordou fora do seu berço esplêndido, varado de fome, tinha perdido a voz, mas aos poucos foi recuperando-a, ficou forte, reuniu seus filhos porque antes mesmo de adormecer tinha prometido para si mesmo que filho dele nunca fugiria de uma luta e que se fosse preciso lutariam contra a própria morte. Combateram com todas as suas forças os vermes que estavam no poder, não foi fácil, não, não foi nem sequer um pouco fácil, mas enfim, venceram. Viram um raio vívido se formando em sua direção e era o sol do novo mundo, com amor e esperança os vermes desceram do poder e então já no céu risonho e límpido a imagem do gigante resplandeceu, descobriu que já era por si só gigante por natureza, que era belo e forte. Nos campos as flores renasceram, e os bosques ganharam vida, o gigante então cochilou em sua cama, pois já estava grande e não caberia mais em um singelo berço, mas deixou sobre aviso que aquilo seria apenas uma soneca e que se alguma coisa de ruim acontecesse ele e seus filhos estariam pronto para mais uma batalha. Então, declarou ao seu povo heroico que a partir daquele dia só haveria paz, e já cansado, adormeceu ao som do mar e a luz do céu profundo. Dorme filhão, tudo está bem agora."
 Catedrais.

Nenhum comentário:

Antes de ir comente:

OBSERVAÇÕES:
• Por favor, seja educado. Não use palavras de baixo calão(principalmente se for de forma grosseira), não tente arrumar briga e respeito a opinião dos outros.
• Eu não respondo e nem retribuo os comentário assim que vejo/aceito, muitas vezes acabo retribuindo apenas quando faço outra postagem.
• Desculpe se quando lhe respondi ou retribuí, eu lhe pareci grossa, com certeza não foi minha intenção.
• Opiniões CONSTRUTIVAS são sempre bem-vindas.

Obrigada pela visita! ♥